Grupo de Arquitectura de Software Português

Welcome to GASP Sign in | Join | Help
in Search

Camada de persistência - NHibernate

Last post 03-10-2008, 12:04 by PedroBarreto. 3 replies.
Sort Posts: Previous Next
  •  12-06-2007, 9:40 1333

Camada de persistência - NHibernate

Ao longo do último ano tenho vindo a estudar a framework de persistência NHibernate, tendo decidido fazer uma aplicação de exemplo para verificar que dificuldades iria encontrar. A experiência foi bastante positiva. No entanto gostaria de ouvir outras experiências, dado que estou decidido a abandonar a framework de persistência que utilizo actualmente na empresa onde trabalho.
  •  12-07-2007, 9:50 1335 in reply to 1333

Re: Camada de persistência - NHibernate

Olá José,

Ao longo dos últimos anos tenho trabalhado com uma framework própria de persistência e que satisfazia os seguintes requisitos:

• Cache sobre os dados, quer com algoritmos de dependência do motor (tipo sqldependency), quer motores custom de dependências
    • Suporte a multi-bds e transacções distribuídas
    • Independência da bd usada, com modelo de plugins. Isto permitia por exemplo migrar uma entidade de motor, sem ter que regerar código
    • Relação de 1:1 com tabelas ou views
    • Agregação de entidades, possibilitando a criação de entidades lógicas diferentes das físicas

Nos ultimos meses não tenho necessitado deste tipo de frameworks porque tenho estado envolvido em projectos bem diferentes. No entanto, com a tecnologia que existe hoje, optaria radicalmente por LINQ e Entity Framework. Bem sei que ainda faltam algumas coisas, mas com alguns ajustes ia lá... A grande vantagem é sem dúvida a abrangência destas duas frameworks e a grande suportabilidade e adopção que concerteza irão ter.

os meus 0,02€

cpmts

Filed under: , ,
  •  12-07-2007, 11:56 1336 in reply to 1335

Olá Hugo

Não sei se te lembras de mim pelo nome, sou um dos formandos da Formação avançada na Bull em Fevereiro de 2006.

Quanto à tua resposta, estou de acordo que o caminho é LINQ. O problema é quando é que vai estar pronta a Framework que eu desejo.

Estive na apresentação do VS 2008, e constatei que esta framework ainda está em desenvolvimento, nomeadamente a módulo equivalente ao NHibernate. Neste momento o que existe é uma Framework que suponho que o nome é LINQ Entity Framework, que mapeia as tabelas utilizando um pattern do tipo Row Data Gateway. No entanto, a Framework que eu desejo, apenas estará pronta daqui a um ano, que será uma Framework equivalente ao NHibernate, com possibilidade de mapear heranças e associações, ou seja, poder construir um verdadeiro modelo de dominio, independente do modelo base de dados.

•  03-10-2008, 12:04 8379 in reply to 1333

Olá José,

Estou actualmente a usar o nHibernate num projecto e estou muito satisfeito. É uma ferramenta algo complexa e de difícil iniciação mas que vale muito a pena.

O sistema em causa é uma aplicação de gestão documental nTier com webservices SOAP e Remoting e posso-te dizer que depois de perceber a filosofia do nHibernate nunca mais me preocupei com o ORM da solução. Contrariamente ao que muita gente diz, é muito rápido.

A implementação do domínio é muito simples e o hibernate não interfere em nada no modelo, podes programar toda a business layer sem sequer pensar na maneira como o ORM vai aceder à informação (claro que pensando na filosofia de BD, porque os modelos para ORMs têm que ser bem pensados senão são os cancros dos sistemas e passa-se mais tempo de volta do ORM do que dos requisitos funcionais).

Neste momento o nhibernate é completamente transparente e posso mudar de MS SQL para MySQL sem qualquer problema ou alteração ao código.

Caso precises de ajuda diz.

Abraço,

Pedro Barreto

View as RSS news feed in XML